Finnova Foundation

Cáceres, foco de investimento e debate sobre a economia grisalha em seu mercado de negócios - Finnova Foundation

Cáceres, foco de investimento e debate sobre a economia grisalha em seu mercado de negócios

  • Mais de 10 países e 50 investidores vão reunir-se no evento para promover startups e discutir envelhecimento ativo
  • Interreg Sudoe RuralSilverHubS apresentará em Cáceres a sua estratégia para transformar a “Economia da Prata” num motor de desenvolvimento rural sustentável

Valência, 29 de outubro de 2025. A cidade de Cáceres se prepara para dois dias-chave no ecossistema empreendedor e de investimentos com a celebração do Mercado Empresarial de Cáceres juntamente com o Congresso Internacional de Economia da Prata, que acontecerá nos dias 30 e 31 de outubro no Complexo Cultural São Francisco. O evento persegue o objetivo de posicionar Cáceres no mapa mundial das startups de capital semente, reunindo mais de 10 países, 50 investidores, 100 startups e 30 palestrantes especialistas.

O Congresso Internacional da Economia da Prata centrar-se-á no debate sobre o envelhecimento da população e as suas implicações socioeconómicas, procurando detetar oportunidades de negócio em áreas como a saúde, a habitação, o trabalho sénior e a digitalização, a fim de promover o envelhecimento ativo e saudável.

Alguns dos líderes internacionais de investimento e inovação que participarão deste evento são:

  • Luis Castillo (Presidente do Silver Economy Malaga Hub)
  • Nuria Domínguez (Presidente SilverWorld)
  • Juan Manuel Revuelta (CEO da Fundação Finnova)
  • Laura Suárez (Presidente da Jaguars Startups e CEO Talent Hub) – Colômbia
  • Erik Díaz (Blackshipp Ventures e Cluster MadFintech) – Chile
  • Fabia Silva (MIT, Espanha) – Brasil

O projeto europeu Interreg Sudoe RuralSilverHubS estará presente no evento, com o objetivo de promover a Economia da Prata como motor do desenvolvimento sustentável nas zonas rurais do sudoeste da Europa.

A programação do RuralSilverHubS no Mercado Empresarial de Cáceres é a seguinte:

  • Quinta-feira, 30 de outubro: apresentação do projeto pelo Sr. Antonio Calero e Sra. Sandra Suárez, Unidade de Promoção Económica e Emprego do Conselho Provincial de Tarragona, e técnicos do projeto RuralSilverHubS às 16h45.
  • Sexta-feira, 31 de outubro: Intervenção de Juan Manuel Revuelta, CEO da Finnova e responsável pela comunicação do projeto, que partilhará a visão europeia do projeto e o seu contributo para a Economia da Prata na região do Sudoe, às 11h30, num painel de discussão sobre “Economia da Prata: Consumo e novos mercados adaptados”, acompanhado por Salvador Molina, Presidente do Fórum ECOFIN.

O projeto Interreg Sudoe RuralSilverHubS, com um orçamento superior a 1,26 milhões de euros cofinanciado com 948.272,81 euros pelo FEDER, procura dar resposta tanto aos problemas decorrentes do envelhecimento e do despovoamento que afetam as zonas rurais como, sobretudo, à limitação do acesso aos serviços. Assim, a estratégia do projeto centra-se na população com mais de 55 anos, ou seja, a População Prateada, como um agente focado na transformação territorial.

As suas principais realizações são a criação de:

  1. Laboratórios de Inovação Social e Digital em Ambientes Rurais Despovoados (RS-Labs): Espaços onde são promovidas sinergias e ações empresariais em ambientes rurais despovoados.
  2. Observatório da Economia Rural da Prata (RSE). Este é responsável pela recolha de dados específicos sobre as regiões de Espanha (Tarragona e Burgos), França (Nouvelle-Aquitaine e Occitanie) e Portugal (Algarve e região AVE Norte).

A partir da proposta da RuralSilverHubS, a missão de consolidar comunidades rurais mais inclusivas, resilientes e sustentáveis é sustentada, colocando a Economia Prateada como uma boa oportunidade de crescimento e coesão social. Por sua vez, este congresso destaca a cooperação entre a Europa e a América Latina no caminho partilhado de promoção de um modelo de vida saudável, inovador e ligado ao território.

Skip to content